domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fortaleza - Associação quer construir sede para abrigar crianças



O nim é uma planta que cresce rápido, é resistente à seca e traz muitos benefícios para o homem tanto no controle das pragas como na fabricação de medicamentos. Pois foi uma muda dessa planta de origem indiana que foi plantada neste sábado simbolizando a pedra fundamental da sede da Associação Beija-Flor-Funface, entidade que será instalada no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no Castelão.

A nova entidade, integrando as 18 existentes no CEU, vai prestar assistência aos portadores de fissura, lábio palatal e outros deformidades faciais, tanto crianças como adultos. “Estima-se que, no Ceará, existam 12.592 pessoas com deformidades faciais e esse número pode ser maior se considerarmos que um em cada 500 nascidos sejam portadores dessas deformidades, o que seria 220 novos por ano”, relata o diretor da Associação Beija-Flor-Funface, José Ferreira, que é cirurgião dentista.

Ele, a presidente da Associação, Raquel Nascimento da Silva, a vice-presidente Danielle Souto, a primeira tesoureira Evelin Gondim e o engenheiro civil responsável pela obra da sede da Associação, Mário Costa de Oliveira Neto participaram do plantio da árvore que simboliza o objetivo da entidade: o desenvolvimento de políticas e pesquisas, o crescimento do número de pessoas atendidas num local que atenda a todos desde a infância até a fase adulta reintegrando socialmente esses pacientes.

Evelin, que também é co-fundadora da Associação, emocionou-se ao lembrar do início do projeto pelo médico João José Carvalho, em 1996, no Hospital Infantil Albert Sabin. “Começamos chamando o projeto de Primeiro Sorriso, depois vieram os mutirões da Operação Sorriso e agora são 28 profissionais que operam 20 crianças todos os meses. Felizmente, não há atualmente demanda reprimida”. Evelin disse que o sonho agora é a construção do Centro Especializado de Reabilitação Integral no CEU.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIAA associação Beija-Flor-Funface foi criada em 2002 por profissionais do Hospital Infantil Albert Sabin para cuidar de pacientes com deformidades faciais do Ceará. Atualmente são assistidos 120 pacientes por mês e 30 são auxiliados, mensalmente, no pós-operatório. 


Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/02/12/noticiafortalezajornal,2101541/associacao-quer-construir-sede-para-abrigar-criancas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário